Estatísticas das Administrações Públicas

A- A A+

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) disponibiliza nesta página um conjunto de estatísticas relativas às administrações públicas, com o intuito de facilitar o acesso do cidadão a este instrumento fundamental para a avaliação da situação financeira e orçamental das administrações públicas.

Para uma melhor análise dos desenvolvimentos orçamentais, o CFP apresenta também os agregados orçamentais das administrações públicas em termos ajustados, ou seja, corrigidos do efeito de operações que não se repercutem de forma permanente nos níveis de receita ou despesa pública e consequentemente nas suas necessidades de financiamento.

As estatísticas de base são compiladas pelo INE e pelo Banco de Portugal. A classificação das medidas temporárias, não recorrentes e dos fatores especiais é da responsabilidade do CFP, podendo diferir da classificação adotada por outras entidades. Informação mais detalhada sobre os efeitos considerados e a respetiva classificação encontra-se disponível nas publicações do CFP relativas à execução orçamental.

A informação de base a esta publicação pode ser consultada em:
INEContas Nacionais – SEC2010, base 2011
Banco de PortugalBoletim Estatístico