Fiscal Único

A- A A+

O Fiscal Único é o órgão responsável pelo controlo e pela legalidade da gestão financeira e patrimonial do Conselho.

Através do Despacho n.º 8891/2012 do Ministro de Estado e das Finanças, publicado em Diário da República, II Série, a 4 de julho, o mestre Carlos Fernando Calhau Trigacheiro foi designado como Fiscal Único do Conselho das Finanças Públicas. Cumpre um mandato com a duração de cinco anos, não renovável, nos termos da lei.

Carlos Fernando Calhau Trigacheiro
Fiscal Único

Nasceu no Alvito a 30 de março de 1955. Casado, reside actualmente em Tomar.

Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa), em 1980.

É Revisor Oficial de Contas e está inscrito na respetiva Ordem com o n.º 898 (maio de 1995) – www.cct-roc.com.

Desde 1995, tem exercido as funções de Revisor Oficial de Contas, integrando os órgãos de fiscalização de diversas entidades públicas e privadas.

É inspetor na Inspeção-geral de Finanças desde fevereiro de 1981. Foi Chefe de Equipa entre 1989 e 2001, tendo sido nomeado Diretor em outubro de 2001. Enquanto diretor de auditoria, é responsável pela coordenação da auditoria a todos os fundos comunitários (nomeadamente, Fundos Estruturais, Pescas e Agrícolas).

É também Professor no Instituto Politécnico de Tomar, desde outubro de 1992, tendo lecionado diversas disciplinas no domínio da Contabilidade e da Auditoria.

Em ligação com as funções anteriores, tem produzido diversos documentos e apresentações sobre matérias de Auditoria, Contabilidade e Controlo Financeiro dos Fundos Europeus.