CFP divulga publicações sobre política económica em Portugal

6 julho 2017

A- A A+
news image

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) divulga duas Publicações Ocasionais sobre a política económica em Portugal da autoria de Teodora Cardoso, Presidente do CFP, e de Bruno Trancoso da Rocha, economista do CFP. Estas publicações dão início a uma nova série através das quais o CFP procurará, dentro da sua área de competência e da limitação dos seus recursos, desenvolver o tratamento de temas que, mesmo não sendo específicos da política orçamental, se tornaram em condicionantes cada vez mais incontornáveis da sua eficácia.

A Política Orçamental no Quadro da Política Económica, de Teodora Cardoso, sublinha a importância da adequação do enquadramento institucional e das políticas públicas do país aos objetivos que se procura atingir e da reforma do enquadramento orçamental como um ponto de partida da reforma da política económica em Portugal. Nesta publicação, a Presidente do CFP defende que o enquadramento orçamental adequado é uma condição essencial de confiança para os investidores.

A publicação Baixa produtividade: afetação de recursos e obstáculos ao crescimento das empresas na economia portuguesa, de Bruno Trancoso da Rocha, aborda a conexão entre a composição do tecido empresarial português e o desempenho da produtividade agregada da economia nos últimos 15-20 anos. O trabalho apresenta testemunhos do facto de o predomínio em Portugal de empresas de dimensão e produtividade persistentemente reduzidas se traduzir em perdas de produtividade agregada, procurando depois avançar algumas explicações dessa fragmentação do tecido empresarial.

A série “Publicação Ocasional” divulga textos esporádicos sobre temas relacionados com a missão do CFP, assinados pelos respetivos autores.