Ir para o conteúdo principal
CFP - Conselho de Finanças Públicas
pt | en
aa+
-aa

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
webinar

O Conselho das Finanças Públicas iniciou no dia 18 de maio o Ciclo de Conferências 2021 com o webinar “Especialização e diversificação da economia portuguesa: que perspetivas no pós-COVID?”, realizado em parceria com o NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (Universidade do Minho).

 

O webinar contou com as intervenções de Cláudia Maria Neves Simões, Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e de Nazaré da Costa Cabral, Presidente do Conselho Superior do CFP.

 

O evento foi dividido em duas partes: o primeiro painel teve como intervenientes Miguel Portela (NIPE e UMinho) e Fernando Alexandre (NIPE e UMinho), seguindo-se uma mesa-redonda com a participação de Ana Teresa Lehmann (Universidade do Porto), João Amador (Nova SBE e Banco de Portugal), Joana Silva (Católica Lisbon) e a moderação de Carlos Marinheiro (CFP).

 

A primeira conferência deste ciclo iniciado em 2020 realizou-se no dia 4 de março em Coimbra sob o tema “Crescimento Económico e Produtividade em Portugal”, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o CeBER. A segunda conferência “Desigualdades Económicas e Redistribuição em Portugal” teve lugar em outubro, em parceria com a Nova SBE. “De que regras orçamentais necessitamos no pós-Covid?” foi o tema da terceira conferência que decorreu em dezembro em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e que encerrou o Ciclo de Conferências 2020 do CFP.

Programa

Sessão de Abertura

 

 

15h00-15h15

Cláudia Maria Neves Simões, Presidente, Escola de Economia e Gestão da UM

 

Nazaré da Costa Cabral, Presidente, Conselho Superior do CFP

Painel

15h15-16h00

Fernando Alexandre, NIPE e UMinho: “Frontier and innovative firms in the Portuguese economy: a sectoral and regional analysis"

 

Miguel Portela, NIPE e UMinho: “Structural change in human capital and sectoral specialization”

Mesa Redonda | “Especialização e diversificação da economia portuguesa: que perspetivas no pós-COVID?”

16h00-17h00

Ana Teresa Lehmann, Faculdade de Economia da Universidade do Porto
João Amador, Banco de Portugal e Nova SBE
Joana Silva, Católica Lisbon 
Carlos Marinheiro (Moderador), Conselho das Finanças Públicas

17h00

Encerramento