Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa
Nazaré da Costa Cabral, Presidente do Conselho Superior do CFP

Nazaré da Costa Cabral, Presidente do Conselho Superior do CFP

Filipa Urbano Calvão, Presidente do Tribunal de Contas

Filipa Urbano Calvão, Presidente do Tribunal de Contas

 

Xavier Debrun, Economista-Chefe do Banco de França

Xavier Debrun, Economista-Chefe do Banco de França

 

Carlos Marinheiro, Pieter Hasekamp, Scherie Nicol e Lilia Cavallari

Carlos Marinheiro, Pieter Hasekamp, Scherie Nicol e Lilia Cavallari

Pedro Santos Guerreiro, Carlos Costa, Óscar Afonso e Carlos Lobo

Pedro Santos Guerreiro, Carlos Costa, Óscar Afonso e Carlos Lobo

Lorenzo Forni, Vice-Presidente do Conselho Superior do CFP

Lorenzo Forni, Vice-Presidente do CFP

Anterior
Próximo

O Conselho das Finanças Públicas realizou a conferência “Transparência orçamental em tempos de desinformação: o papel das Instituições Orçamentais Independentes (IFIs)”, no dia 24 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

 

O evento teve como objetivo destacar a importância da transparência das finanças públicas num contexto marcado não só pela crescente circulação de informação imprecisa, como pela complexidade dos temas que com as finanças públicas se relacionam. A conferência sublinhou o papel das Instituições Orçamentais Independentes (IFIs) enquanto entidades centrais na promoção dessa transparência, demonstrando de que forma o seu papel pedagógico, apoiado em análises técnicas rigorosas e imparciais, pode contribuir para um debate orçamental mais esclarecido e sério.

 

A sessão de abertura contou com as intervenções de Nazaré da Costa Cabral, Presidente do Conselho Superior do CFP, e de Filipa Urbano Calvão, Presidente do Tribunal de Contas, seguindo-se uma apresentação pelo orador principal convidado, Xavier Debrun, Economista-Chefe do Banco de França.

 

O primeiro painel, “Entre dívidas públicas elevadas e pressões de despesa: o papel pedagógico das IFIs sobre os efeitos das decisões políticas”, reuniu: Pieter Hasekamp, Presidente do Conselho Orçamental Europeu; Scherie Nicol, responsável pelas Instituições Orçamentais Independentes na OCDE; e Lilia Cavallari, Presidente do Parliamentary Budget Office de Itália. A sessão foi moderada por Carlos Marinheiro, Diretor dos Serviços Técnicos do CFP.

 

O segundo painel, dedicado ao tema “O Conselho das Finanças Públicas e a transposição do novo quadro de governação económica europeia: o que foi feito e o que falta fazer”, contou com a participação de: Carlos Costa, ex-Governador do Banco de Portugal; Óscar Afonso, Diretor da Faculdade de Economia do Porto; e Carlos Lobo, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Founding Partner da Lobo Carmona e Associados. A moderação ficou a cargo do jornalista económico Pedro Santos Guerreiro.

 

A sessão de encerramento ficou a cargo de Lorenzo Forni, Vice-Presidente do Conselho Superior do CFP.

Data da última atualização: 24/02/2026

Programa

Sessão de Abertura

09h15 - 10h00

Nazaré da Costa Cabral | Presidente do Conselho Superior do CFP

Filipa Urbano Calvão | Presidente do Tribunal de Contas

Orador principal*

10h00 - 10h30

Xavier Debrun | Economista-Chefe do Banco de França

Painel I*: Entre dívidas públicas elevadas e pressões de despesa: o papel pedagógico das IFIs sobre os efeitos das decisões políticas

10h30 - 11h15

Pieter Hasekamp | Presidente do Conselho Orçamental Europeu

Scherie Nicol | Responsável - Instituições Orçamentais Independentes, Divisão de Gestão Pública e Orçamento, OCDE

Lilia Cavallari | Presidente, Parliamentary Budget Office, Itália

Moderador: Carlos Marinheiro | Diretor dos Serviços Técnicos do CFP

11h15 - 11h30

Coffee Break

Painel II: O Conselho das Finanças Públicas e a transposição do novo quadro económico europeu: o que foi feito e o que falta fazer

11h30 - 12h15

Carlos Costa | Ex-Governador do Banco de Portugal, 2010-2020

Óscar Afonso | Diretor da Faculdade de Economia do Porto

Carlos Lobo | Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Founding Partner Lobo Carmona e Associados

Moderador: Pedro Santos Guerreiro | Jornalista Económico

Sessão de Encerramento*

12h15

Lorenzo Forni | Vice-Presidente do Conselho Superior do CFP

 

* Sessão em inglês.