Noémia Goulart participou na 5.ª Conferência do DG ECFIN sobre Orçamentação Verde, realizada em Bruxelas no dia 5 de novembro.
O encontro destacou os progressos alcançados pelos Estados-membros da União Europeia na adoção de ferramentas de Orçamentação Verde, reforçando a importância desta abordagem para uma gestão orçamental sustentável.
A sessão da manhã centrou-se na apresentação dos resultados do inquérito realizado junto dos Estados-membros e na análise da dimensão da governação do Quadro de Referência para Orçamentos Verdes (GBRF). Os participantes foram desafiados a refletir sobre os principais obstáculos à implementação, através de dinâmicas em grupo.
Durante a tarde, o debate incidiu sobre o futuro da orçamentação verde, abordando temas como o potencial das tecnologias da informação e da inteligência artificial; o impacto real do orçamento verde nas políticas públicas; e se a orçamentação verde está a tornar os orçamentos mais ecológicos.
A Orçamentação Verde tem sido uma área de estudo prioritária para o CFP, refletida na publicação de documentos como “A dimensão climática da sustentabilidade da política orçamental: melhores práticas em Orçamentação Verde e lições para Portugal” ou artigos como “I - Transição climática, políticas públicas e orçamentação verde: O que está feito e o que falta fazer” e “A orçamentação verde e a perspetiva climática na POE/2025”.
Data da última atualização: 12/11/2025
