O ciclo de seminários “Sextas da Reforma” foi compilado no volume “Para uma Reforma Abrangente da Organização e Gestão do Sector Público – Comunicações e Comentários”, que reúne as principais intervenções e comentários das 12 sessões, ao longo de um ano e meio, numa iniciativa conjunta do Banco de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian e Conselho das Finanças Públicas.
Este ciclo de seminários surgiu em seguimento da Conferência e workshop “Para uma Reforma Abrangente da Organização e Gestão do Sector Público”, realizada em Janeiro de 2013, que juntou em Portugal especialistas mundiais na transformação do sector público. Com esta iniciativa, procurou‐se um triplo efeito: realçar a importância de uma reforma abrangente da Administração Pública portuguesa; contribuir para a criação de uma opinião pública informada, que pressione os protagonistas políticos a promoverem e apoiarem a indispensável reforma do sector público; e estimular o surgimento de soluções concretas de reforma do sector público, adaptadas ao caso português, mas tendo em conta as melhores práticas internacionais.

Ao longo das doze sessões do ciclo de seminários “Sextas da Reforma” discutiram‐se múltiplos aspetos que têm como linha condutora comum a reforma do Estado:
Processo orçamental
Burocracia
O Estado simples
Recursos Humanos
Sistemas de informação e tecnologias da comunicação
Justiça
Segurança Social
Educação
Território
Em particular destaque esteve o processo orçamental e as exigências que coloca para uma boa gestão dos dinheiros públicos. Foram várias as ideias consensuais, que poderão ser trabalhadas e constituir uma base de reflexão para reformas futuras. Em algumas áreas, foram explicitadas diferenças e apresentados caminhos alternativos, merecendo uma discussão cuidada com ponderação de vantagens e inconvenientes.
Aceda ao volume “Para uma Reforma Abrangente da Organização e Gestão do Sector Público – Comunicações e Comentários”