pt
en
aa+
-aa

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO

O CFP divulga o working paper “Forecasting unemployment in Portugal: A labour market flows approach (Projetar o desemprego em Portugal: uma abordagem baseada nos fluxos do mercado de trabalho)”, elaborado por Nuno Gonçalves e Domingos Seward.

 

Neste working paper, os autores aplicam a abordagem dos fluxos do mercado de trabalho para prever a taxa de desemprego que foi inicialmente desenvolvida por Barnichon e Nekarda (2012) e mais tarde alargada por Barnichon e Garda (2016) ao mercado de trabalho português.

 

Numa primeira fase, é implementado um modelo simples de previsão do mercado de trabalho de dois estados (emprego e desemprego) e, em seguida, estende-se a um modelo de previsão do mercado de trabalho de três estados (emprego, desemprego e inatividade) que incorpora movimentos de entrada e saída na população activa.

 

Os autores testaram a precisão de previsão de cada um desses modelos e concluíram que o modelo de previsão baseado em fluxos com dois estados tem um desempenho ligeiramente superior do que os outros modelos testados. Concluíram ainda que os dados do fluxo dos trabalhadores são um contributo valioso para prever o desemprego em Portugal.

Outras Publicações . Documento de Trabalho nº 1/2019 . 14 novembro 2019