Este Relatório apresenta as projeções macro-orçamentais elaboradas pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP) para o período de 2018 a 2022. O cenário-base para o quinquénio assenta na hipótese de políticas invariantes, detalhadamente descrita no corpo do Relatório.
Para a elaboração deste cenário o CFP utilizou, além dos seus modelos próprios, as projeções disponíveis a nível macroeconómico, designadamente as publicadas por instituições internacionais, pelo Ministério das Finanças e pelo Banco de Portugal para a economia portuguesa.
Foram também tidos em conta os efeitos das medidas consideradas especificadas para o período em causa no Programa de Estabilidade 2017-2021 e para 2018 no Relatório da Proposta do Orçamento do Estado, bem como os impactos esperados em 2019 e seguintes decorrentes de medidas implementadas em anos anteriores.
Nota: Após a publicação do relatório, foi detetado um lapso que fica eliminado com a corrigenda. O relatório e a informação de suporte aqui disponibilizados já incluem a informação corrigida.
Data da última atualização: 15/03/2018