Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Hiato do produto

O hiato do produto corresponde à diferença entre o produto observado de uma economia (PIB) e a estimativa do produto potencial, dividida pelo produto potencial. Se o PIB estiver acima do seu nível potencial, o hiato do produto é positivo: a restrição da capacidade produtiva tende a tornar-se ativa, o que se manifesta numa tendência de aumento da inflação e de redução do desemprego para um valor abaixo da sua taxa natural. Por outro lado, se o hiato do produto é negativo, o PIB é inferior ao seu potencial: existe capacidade produtiva não utilizada, logo as pressões inflacionistas diminuem e o desemprego cresce para valores acima da taxa natural de desemprego.


Hiato fiscal do trabalho

O hiato fiscal do trabalho (tax wedge em inglês) representa a diferença entre a totalidade dos custos laborais suportados pelo empregador e o salário efetivamente recebido pelo trabalhador (líquido de impostos e contribuições sociais do empregado e do empregador).


Hiato ou Gap do IVA

O hiato (ou gap) do IVA corresponde à diferença entre o IVA teórico que deveria ser arrecadado pela Administrações Públicas e o valor do IVA efetivamente cobrado. Este indicador resulta, não só de fenómenos de evasão fiscal, mas também de otimização fiscal, insolvências de empresas, recuperação de dívidas de IVA e outros fatores relacionados com as próprias dificuldades de cálculo do IVA teórico.