Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Lay-off simplificado

É um apoio financeiro extraordinário atribuído à empresa, por trabalhador, destinado exclusivamente ao pagamento de remunerações, durante períodos de redução temporária de horários de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho. Foi utilizado durante a pandemia de COVID-19.


Lei de revisão orçamental

As revisões orçamentais da competência da Assembleia da República, nos termos do n.º 1 do artigo 59.º da Lei de Enquadramento Orçamental (nomeadamente nos casos de aumento de despesa total da administração central ou de cada missão de base orgânica; alteração dos programas orçamentais que acarretem o aumento dos compromissos do Estado; acréscimo do limite de endividamento líquido, entre outros) são efetuadas através de uma Proposta de Lei de Revisão Orçamental. A revisão é proposta pelo Governo e tem de ser aprovada pela Assembleia da República.


Limite da dívida total [municípios]

O limite da dívida total diz respeito ao limite definido no artigo 52.º da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro (regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais), que estabelece que a dívida total de operações orçamentais dos municípios, incluindo a das entidades do sector empresarial local e de outras entidades participadas pelos municípios em que se verifique o controlo ou presunção de controlo por parte destes, não pode ultrapassar, no final de cada ano, 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três exercícios anteriores.


Liquidez

Liquidez consiste num conceito de curto-prazo relativo à capacidade do governo em manter o acesso aos mercados financeiros, assegurando o financiamento que permita realizar as amortizações de dívida contratadas (capital e juros) e que cubra eventuais necessidades adicionais decorrentes do ciclo económico.