Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Quadro Orçamental de Médio Prazo

O Programa de Estabilidade apresentado no âmbito dos procedimentos relativos ao Semestre Europeu, constitui, em conjunto com a Lei das Grandes Opções, o quadro orçamental de médio prazo a ser definido na primeira fase do processo orçamental. O quadro orçamental de médio prazo contempla objetivos orçamentais plurianuais abrangentes e transparentes em termos de saldo global, despesa e dívida pública para o sector das administrações públicas, com maior especificação para os subsectores da administração central e segurança social.


Quadro Plurianual das Despesas Públicas

O Quadro Plurianual das Despesas públicas (QPDP) é o documento através do qual são estabelecidos, em contabilidade orçamental pública, um limite da despesa total e por missão de base orgânica, para o ano em curso e os quatros anos seguintes. O QPDP veio substituir, a partir de 2020, o anterior quadro plurianual de programação orçamental (QPPO).


Quadro Plurianual de Programação Orçamental

O Quadro Plurianual de Programação Orçamental é o documento através do qual são definidos os limites da despesa da administração central financiada por receitas gerais, os limites de despesa para cada programa orçamental, para cada agrupamento de programas e para o conjunto de todos os programas (em contabilidade orçamental).


Quota de mercado das exportações

A quota de mercado das exportações é calculada dividindo as exportações do país pelo total das exportações da região/mundo. O indicador mede o grau de importância de um país no total das exportações da região/mundo. Para o cálculo a preços correntes, a quota de mercado é calculada em referência ao comércio mundial (quota de mercado das exportações mundiais). Os dados sobre os valores das exportações de bens e serviços são compilados como parte da balança de pagamentos de cada país. Um país pode perder partes do mercado de exportação não só se as exportações diminuírem, mas sobretudo se as suas exportações não crescerem ao mesmo ritmo que as exportações mundiais e a sua posição relativa a nível global se deteriorar.