
Noémia Goulart esteve em Santiago e Valparaíso, no Chile, entre os dias 14 e 16 de maio, a convite da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no âmbito da 17.ª Reunião Anual do Grupo de Trabalho das Instituições Orçamentais Independentes e Gabinetes Parlamentares de Análise Orçamental da OCDE, realizada pela primeira vez na América Latina.
O evento, que decorreu no Senado chileno, contou com várias sessões ao longo dos três dias do encontro, incluindo o painel sobre “Envelhecimento e Pensões”, presidido por Noémia Goulart. A sessão contou com as apresentações de Julie Topoleski, Diretora do departamento de Análise de Sustentabilidade de Longo Prazo, da Unidade Orçamental do Congresso dos Estados Unidos e de Itziar Alberdi, Economista da Divisão de Análise Orçamental da AIReF, Espanha, seguindo-se a discussão de Aldo Cassineli, Diretor da Escola de Governo da Universidade Autónoma do Chile.
A vogal do Conselho Superior do CFP participou ainda na 1ª reunião das Instituições Orçamentais Independentes e Gabinetes Parlamentares de Análise Orçamental da América Latina, onde foram debatidos temas como supervisão orçamental, previsão orçamental, riscos orçamentais e práticas legislativas no contexto orçamental.
Data da última atualização: 20/05/2025