O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica hoje o seu Parecer sobre as previsões macroeconómicas subjacentes ao Programa de Estabilidade 2023-2027 (PE/2023), parecer elaborado nos termos do disposto no artigo 8.º da Lei de Enquadramento Orçamental (Lei n.º 151/2015, de 11 de setembro, alterada).
Com base na informação disponível, o CFP endossa as estimativas e previsões macroeconómicas apresentadas pelo Ministério das Finanças.
O cenário macroeconómico inscrito no PE/2023 está globalmente enquadrado com as previsões e projeções mais recentes conhecidas para a economia portuguesa para o período 2023-2027. Trata-se assim, com base na informação disponível até à data de fecho deste Parecer, de um cenário provável para a evolução da economia portuguesa nos próximos cinco anos, sendo os riscos predominantemente de natureza externa à economia portuguesa.
Os principais riscos associados ao cenário subjacente ao PE/2023 pendem de forma descendente sobre o crescimento da atividade económica e de forma ascendente sobre a inflação, em especial para o ano de 2023, em que a projeção para o crescimento da atividade económica se situa no limite superior das projeções das outras instituições consideradas e em que a projeção para o ritmo de crescimento do IHPC é inferior.
Data da última atualização: 17/04/2023