Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

NAIRU

Ver NAWRU.


NAWRU

NAWRU é o acrónimo para a expressão inglesa Non-Accelerating Wage Rate of Unemployment, e pode ser traduzida como a taxa de desemprego de equilíbrio da economia que assegura a não aceleração da taxa de crescimento dos salários. Teoricamente corresponde à taxa de desemprego que se observará quando a economia se encontra no seu potencial. Se a taxa de desemprego da economia for inferior à NAWRU, existirá uma maior pressão para o aumento dos salários, uma vez que as empresas terão de disputar um menor número de trabalhadores para preencher as suas vagas, pagar horas extraordinárias aos trabalhadores existentes, ou aliciar os trabalhadores já empregados com melhores condições. Se a taxa de desemprego for inferior à NAWRU, as pressões para o aumento de salários diminuem, uma vez que as empresas terão à sua disposição uma maior quantidade de trabalhadores disponíveis. Este conceito é semelhante ao conceito de NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment), embora este último considere as pressões de aumento dos preços, ao invés das pressões de aumento dos salários.


Necessidade de financiamento das Administrações Públicas


Necessidades brutas de financiamento (do Estado)

As necessidades brutas de financiamento (do Estado) são a soma das necessidades líquidas de financiamento do Estado com as amortizações e anulações de dívida fundada. Dito de outra forma, são os novos empréstimos necessários somados com a dívida com vencimento durante o ano.
Este indicador é por vezes utilizado na análise de sustentabilidade da dívida de um determinado país.


Necessidades líquidas de financiamento (do Estado)

As necessidades líquidas de financiamento (do Estado) são compostas por i) défice orçamental; ii) aquisição líquida de ativos financeiros e iii) receita de privatizações.


Neutralidade carbónica

Neutralidade carbónica significa atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, um balanço neutro entre as emissões de gases com efeito de estufa e o seu sequestro da atmosfera. Chegar a esse resultado é o objetivo estabelecido pelo Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050, que traça as linhas orientadoras para reduzir os níveis de emissões atuais e aumentar os sumidouros de carbono nacionais até 2050. Caminhar para a neutralidade carbónica é uma meta importante para alcançar os objetivos do Acordo de Paris: limitar o aumento da temperatura (relativamente aos valores de 1990) abaixo dos 2ºC e prosseguir esforços para que este aumento médio da temperatura global não ultrapasse 1,5ºC, para assim reduzir os riscos e impactes negativos das alterações climáticas.


Next Generation EU

O Next Generation EU é um instrumento temporário - integrado no Plano de Recuperação para a Europa - concebido para impulsionar a recuperação após a crise pandémica de coronavírus. A peça principal do Next Generation-EU é o Mecanismo de Recuperação e Resiliência


Normalização contabilística

A normalização contabilística é um processo que visa a uniformização das práticas contabilísticas. Em Portugal, o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) constitui uma ferramenta de normalização contabilística para o sector público por ser transversalmente aplicável às administrações públicas, que assenta numa Estrutura Conceptual e em Normas de Contabilidade Pública (NCP) alinhadas com as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) e numa normalização contabilística para as pequenas entidades e microentidades públicas, prevista na Portaria nº 218/2016, de 9 de agosto.


Normas de contabilidade pública

As normas de contabilidade pública (NCP), integram o Anexo II do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), e contemplam os requisitos ao nível da contabilização das transações e outros acontecimentos, bem como as divulgações necessárias por cada um dos subsistemas contabilísticos (contabilidade orçamental, contabilidade financeira e contabilidade de gestão) previstos no SNC-AP. As 27 normas de contabilidade pública incluem 25 normas de contabilidade financeira, uma de contabilidade orçamental e outra de contabilidade de gestão.


Normas Internacionais de Contabilidade para o Sector Público (IPSAS)

As Normas Internacionais de Contabilidade para o Sector Público (International Public Sector Accounting Standards, IPSAS), emitidas International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), são um conjunto de normas contabilísticas internacionais, na base do acréscimo, que seguem padrões de alta qualidade para uso pelas entidades do sector público em todo o mundo na preparação de relatórios financeiros com finalidade geral. Têm como objetivo proporcionar a harmonização da contabilidade pública a nível mundial e aumentar a qualidade e a transparência do relato financeiro em todo o mundo. Em Portugal, o subsistema da contabilidade financeira integrado no SNC-AP é convergente com as Normas Internacionais de Contabilidade para o Sector Público.


Nota de cobrança (impostos)

A nota de cobrança constitui um documento enviado aos sujeitos passivos onde consta o montante de imposto a pagar junto da administração tributária.


Notação de risco


Nowcasting

O Nowcasting refere-se à prática de realizar projeções de muito curto prazo (geralmente para o período no qual se realiza o exercício), para indicadores económicos relevantes que são publicados com um atraso significativo em relação ao período a que se referem, como o PIB real ou a taxa de inflação, utilizando para tal a informação disponível mais recente.