pt
en
aa+
-aa

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Impulso orçamental

O impulso orçamental pode ser definido como sendo a alteração discricionária no saldo orçamental (que não representa reações a mudanças nas condições económicas).

 

É medido pela variação do saldo orçamental estrutural primário. O impulso indica a orientação de curto prazo da política orçamental: se positivo, é expansiva, se negativo, é restritiva.


Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR)

Indicador estatístico produzido pelo Instituto Nacional de Estatística, de periodicidade anual e cujo âmbito geográfico é o país. A unidade estatística observada corresponde à sub-região NUTS III, através de recolha dos dados indireta e as variáveis que integram a construção do ISDR provêm de procedimentos administrativos e de operações estatísticas desenvolvidas no contexto do Sistema Estatístico Nacional, que sustentam a aproximação quantitativa a cada um dos conceitos que presidem à construção do índice - competitividade, coesão e qualidade ambiental.


Iniciativa para o reforço da estabilidade financeira

Iniciativa desenvolvida em 2008 com o objetivo de assegurar a regularidade do financiamento da atividade económica e garantir a proteção das poupanças dos depositantes, através de:

 

(i) reforço dos deveres de informação e transparência das instituições financeiras e a revisão do regime sancionatório do sector financeiro;

 

(ii) reforço da garantia dos depósitos;

 

(iii) concessão de garantias pessoais pelo Estado;

 

(iv) reforço da solidez financeira das instituições de crédito.


Investimento