Ir para o conteúdo principal
pt | en
aa+
-aa

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
9ª Reunião da OECD Paris Collaborative on Green Budgeting

Noémia Goulart participou enquanto oradora na 9.ª Reunião da OECD Paris Collaborative on Green Budgeting, em Paris, nos dias 17 e 18 deste mês.

 

A vogal não executiva do CFP integrou a sessão 3, onde foi explorado o resultado do inquérito da OCDE sobre Orçamentação Verde, que mostra que os Ministérios das Finanças estão cada vez mais a integrar considerações climáticas e ambientais em todas as fases do ciclo orçamental, e os benefícios e desafios da conceção e implementação de uma abordagem integrada à orçamentação verde.

 

Noémia Goulart partilhou com o grupo de trabalho a abordagem do CFP às questões climáticas, dando como exemplos os documentos ocasionais O Orçamento Verde, A dimensão climática da sustentabilidade da política orçamental: melhores práticas em Orçamentação Verde e lições para Portugal e Alterações climáticas: riscos e desafios macro-orçamentais, desenvolvidos pelos analistas da instituição. A vogal não executiva do CFP referiu ainda como exemplo a Conferência “Alterações Climáticas, Economia e Finanças Públicas”, organizada pelo CFP em parceria com o Departamento de Economia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora no âmbito do Ciclo de Conferências 2022 do CFP, e sublinhou alguns dos avanços do país nesta matéria.

 

A OECD Paris Collaborative for Green Budgeting procura uma estreita parceria com os governos e instituições da OCDE para codesenvolver abordagens práticas e pragmáticas com o intuito de colocar em prática a Orçamentação Verde.

Data da última atualização: 27/04/2023

Intervenções Públicas . 27 abril 2023